Eleições 2020: centro e esquerda revelam novidades de última hora, em João Pessoa


No momento em que o calendário eleitoral 2020 marca o fim do período das convenções partidárias, as duas principais novidades para o pleito municipal de João Pessoa emergem das candidaturas ao centro e à esquerda.

Ao centro

Ao centro, o ex-prefeito e ex-governador Cícero Lucena (PP) deve contar, a partir desta quinta-feira, 17, com o apoio do DEM, que havia lançado o nome do ex-deputado estadual Raoni Mendes à sucessão de Luciano Cartaxo (PV). 

Segundo o próprio demista postou em suas redes, ele deve tornar pública a desistência e consequente apoio ao candidato do governador João Azevedo (Cidadania), em ato marcado para esta quinta-feira, 17, ainda.

A decisão tomada pelo DEM, que faz parte da base de sustentação do atual governo estadual, certamente é uma notícia importante a ser festejada pelas trincheiras cicerianas. Afinal, há uma outra novidade, do mesmo quilate, no campo das esquerdas, que tem de ser enfrentada com força redobrada pelo centro.

À esquerda

Pois bem. Confirmando previsões de especialistas, e de setores do próprio PT, em João Pessoa, o diretório nacional da legenda decidiu, ontem, que o partido na capital paraibana não terá candidato próprio à prefeitura. Diferentemente disso, os petistas vão marchar com a candidatura do ex-prefeito e ex-governador Ricardo Coutinho (PSB).

Como é sabido, o PT pessoense já havia até lançado o nome do deputado estadual Anísio Maia, quadro histórico da sigla, onde consta como um de seus fundadores no Estado da Paraíba. Mas, tudo mudou.

Com isso, Coutinho ganha mais palanque físico e virtual, afastando um adversário dentro do seu próprio campo ideológico e somando tempo para a propaganda no rádio e na TV. Agora, afora os já tradicionais adversários, PSOL e PSTU, à esquerda, Coutinho não terá o desconforto de se ver confrontado pelo PT de Lula, em sua campanha.

Campina Grande

Aliás, Coutinho pode ser beneficiado, ainda, pelo crescimento do principal candidato da esquerda em Campina Grande, o deputado estadual Inaldo Falcão (PCdoB), que obteve metade de sua votação para a Assembleia Legislativa justamente na Serra da Borborema.

Na disputa campinense, Falcão, que conta com o PT local, conseguiu juntar uma quantidade de apoio de tal monta que pode somar cerca de ¼ de todo o tempo de rádio e TV para a sua campanha a prefeito de Campina Grande. Forte a campanha da esquerda no segundo maior colégio eleitoral paraibano, bom para a esquerda na Capital.

João Pessoa

Embora tenha somado o apoio do PT, a luta da esquerda em João Pessoa não vai ser fácil. Pois, com Cícero fortalecido, a candidata Edilma Freire (PV), chancelada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV), e Nilvan Ferreira (MDB) com chances de ser apoiado pelo bolsorarismo, a disputa pessoense seguirá bastante acirrada, e com uma elevada tendência de pulverização dos votos, ao cabo do primeiro turno.

Contudo, não resta dúvida de que a campanha da esquerda na capital ganhou mais densidade, malgradas, ainda, as ameaçadoras nuvens que escurecem o céu de brigadeiro sonhado pela tropa gauche, com Coutinho no comando.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastos com saúde e educação podem ficar comprometidos

Apostando na esperança

Eleição em João Pessoa e o debate na Arapuan: Democracia foi garantida? Como andou o nível? Críticas e propostas foram consistentes?