“A quem interessa a candidatura de Anísio?”, dispara fonte nacional do PT


Matéria publicada pelo portal PB Agora revela outra dimensão do debate instalado na esquerda para construção de um nome único para a disputa pela Prefeitura de João Pessoa.

Segundo fonte da direção nacional petista, foi tentado, no início das discussões, uma ampla aliança que envolvia até o PV, de Luciano Cartaxo. No caso, o PSB abriria mão da vice, que ficaria com o PT, numa composição que teria Edilma Freire (PV) como candidata.

Os petistas, no entanto, não concordaram. Então, foi tentada outra via de entendimento. No caso, com Estelizabel (PSB) candidata a prefeita e o PT indicando a vice. Novamente, o acordo não teria sido aceito pelos petistas.

A preocupação exposta pela direção nacional da legenda é a de que a candidatura própria, em João Pessoa, não apresenta viabilidade eleitoral, e, portanto, não interessa ao partido por conta da questão nacional.

Segundo a fonte, não revelada pela reportagem, o ato de intervir na convenção pessoense é definitivo. Mais do que isso, existe até a possibilidade de intervenção na seção pessoense do PT caso o ato de apoio ao PSB venha a ser judicializado. Embora considere como ‘traumática’ uma intervenção no diretório pessoense.

De acordo com as informações repassadas por esse membro do diretório nacional do PT, ao PB Agora, a presidente do partido, Gleisi Hofmann, e outros membros destacados da direção nacional participaram diretamente das negociações em João Pessoa. 

A revelação da fonte do diretório nacional, do ponto de vista político-eleitoral, coloca o PT pessoense, e o candidato Anísio Maia, numa posição de defesa. “A candidatura de Anísio Maia não interessa ao PT. A quem interessa, eu não sei…”. É o que disse a fonte ao PB-Agora.

Percebe-se que a preocupação central da cúpula do partido é com a formação de uma frente de esquerda na direção do pleito geral de 2022. João Pessoa estaria, assim, servindo de modelo e, ainda mais, com chances de disputar o pleito local em condições de vitória.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastos com saúde e educação podem ficar comprometidos

Apostando na esperança

Eleição em João Pessoa e o debate na Arapuan: Democracia foi garantida? Como andou o nível? Críticas e propostas foram consistentes?